Dados do Curso

Curso de Licenciatura Plena em História

Fundado em 18 de abril de 1943, é o mais antigo curso de História de Pernambuco (reconhecido pelo Decreto nº 25.129, de 25.06.1948, publicado no DOU em 03.07.1948)

Turnos Oferecido: Tarde e Noite
Carga horária: 3.035 horas (a serem cumpridas em 08 períodos, mínimo; 14 períodos, máximo)
Créditos: 189, entre obrigatórios e eletivos

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques

E-mail: lmarques@unicap.br

Coordenação: Bloco B – 1º andar, sala 107 – fone: (81) 2119-4169

Secretaria: Bloco B – 1º andar, sala 104 – fone: (81) 2119-4171

Objetivos
O Curso de Licenciatura Plena em História, da UNICAP, tem como objetivo principal formar professores dos ensinos Fundamental e Médio, apoiados em uma cultura geral que possibilite estabelecer um diálogo maduro e eficaz com outros campos dos conhecimentos humano e científico. O curso foi estruturado para oferecer sólida formação nas áreas, campos de estudo e investigação da História, o que, aliado ao conhecimento pedagógico, possibilita a inserção do profissional na realidade que o cerca.

Perfil Profissional
Nesse sentido, propõe-se formar profissionais que, no desempenho da docência em História, ajam de acordo com as exigências éticas e morais decorrentes de sua atividade. E que, como profissionais integrais, empenhem-se na produção e socialização do conhecimento sobre as múltiplas trajetórias empreendidas pelas sociedades humanas, particularmente pela brasileira, de forma que o conhecimento histórico fundamente o exercício da cidadania e seja posto a serviço do bem social.

Mercado de Trabalho
O licenciado em História está habilitado para atuar nos ensinos Fundamental e Médio, bem como para desenvolver estudos e pesquisas na área do conhecimento histórico. Seu campo de atuação transcende o exercício da docência, uma vez que o historiador pode trabalhar em museus, editoras, assessorias de rádio, televisão, jornal, empresas e ONG’s e órgãos públicos gestores de patrimônio cultural, bem como na pesquisa em arquivos e bancos de dados.

Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Supervisionado
O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-Culturais
  • Atividades Desportivas
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Projeto Horizonte
  • Fundação de Educação Popular Fé e Alegria

Iniciação Científica
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação CientíficaPIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa.

Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

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